
Um dia após o Congresso Nacional aprovar o projeto que reduz penas aos golpistas do 8 de janeiro, contrariando a posição do governo federal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), no Palácio do Planalto. O encontro teve como pauta a apresentação de uma maquete da transposição do rio São Francisco.
Durante o evento, Lula e Motta não comentaram o chamado PL da Dosimetria, aprovado pela Câmara e pelo Senado e que já teve veto anunciado pelo presidente. A agenda incluiu uma apresentação técnica e um momento em que ambos utilizaram um óculos de realidade simulada para visualizar o projeto.
A maquete foi apresentada pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. O material servirá de base para as obras de transposição do rio São Francisco, que atravessa estados do Nordeste e integra programas federais de infraestrutura hídrica.
Para acompanhar a apresentação, Lula convidou parlamentares de estados que serão atendidos pela obra. Estiveram presentes o ex-ministro Juscelino Filho (União-MA), o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, e o deputado federal Damião Feliciano (União Brasil-PB).
A atividade ocorreu após uma reunião de Lula com o novo ministro do Turismo, que substituiu Celso Sabino, com a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e com representantes do União Brasil. O encontro integrou a agenda institucional do presidente no Planalto.
Ao falar durante a apresentação, Lula destacou a aprovação da reforma tributária pelo Congresso Nacional. “Terminando de aprovar tudo que a gente tinha para aprovar na tributária, depois de aprovar todas as coisas importantes do país, receber essa maquete que eu já estou pedindo há muito tempo, sinceramente é muita alegria pra mim”, afirmou o presidente.