
Nesta quarta-feira (16), o presidente Lula (PT) gravou um pronunciamento oficial que será exibido em rede nacional de rádio e televisão. A fala tem como objetivo abordar a tarifa adicional de 50% imposta por Donald Trump aos produtos brasileiros. A previsão é de que o conteúdo seja transmitido na quinta-feira (17), conforme informações do Valor.
A decisão ocorre após semanas de tensão comercial entre Brasil e EUA. O tema já havia sido tratado por Lula em entrevistas, mas o governo entendeu que um pronunciamento em cadeia nacional seria necessário diante da ampliação do conflito. Isso porque, nos últimos dias, os EUA abriram uma investigação formal contra o Brasil, citando até o uso do Pix como prática comercial “desleal”.
A medida norte-americana, que entra em vigor no dia 1º de agosto, gerou forte reação interna.
Lula decidiu se pronunciar após reuniões com ministros e assessores, especialmente diante do avanço da investigação conduzida pelo Escritório do Representante Comercial dos EUA (USTR), que elevou o tom das acusações contra o Brasil.
Enquanto isso, o governo brasileiro iniciou conversas com setores afetados pela tarifa. O vice-presidente Geraldo Alckmin, que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), defendeu a abertura de um diálogo urgente com os Estados Unidos.

Do Estadão Conteúdo e do ATUAL
Alckmin, porém, não descartou pedir uma prorrogação no início da vigência da nova taxa, caso os diálogos não avancem. “O que precisamos resolver é a questão tarifária porque não se justifica esse patamar. É um perde-perde”, afirmou o vice-presidente, sinalizando que o governo federal avalia medidas para proteger a indústria nacional.