
O presidente Lula anunciou que fará um pronunciamento em cadeia nacional para responder à medida de Donald Trump que impôs uma tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos. A data do pronunciamento ainda está sendo decidida, mas deve ocorrer entre quinta-feira (10) e sexta-feira (11).
O secretário de Comunicação do Palácio do Planalto, Sidônio Palmeira, está ajustando os últimos detalhes da fala do presidente. Fontes próximas ao Planalto indicam que o tom do discurso de Lula será similar ao comunicado oficial publicado pelo presidente nas redes sociais, em que ele defendeu a soberania nacional e a aplicação de medidas recíprocas contra os Estados Unidos.
“O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”, afirmou Lula na nota.

Além disso, o presidente ressaltou que o processo judicial envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de envolvimento em um plano de golpe de Estado, é de competência exclusiva da Justiça brasileira. Lula reafirmou que a independência das instituições nacionais deve ser respeitada e que o Brasil não aceitará ingerências externas sobre assuntos internos.
Em relação às acusações de Trump sobre a relação comercial entre os dois países, Lula rebateu, lembrando que as estatísticas do governo dos Estados Unidos mostram um superávit de 410 bilhões de dólares nos últimos 15 anos, favorável aos EUA no comércio com o Brasil.