Lula fica próximo de vencer no 1° turno e atinge 49% dos votos válidos, diz Genial/Quaest

Atualizado em 21 de setembro de 2022 às 6:43
Candidatos à Presidência: Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB)
Foto: Montagem/Reprodução

A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (21), mostra que o ex-presidente Lula (PT) ampliou ainda mais a sua vantagem sobre Jair Bolsonaro (PL). O petista cresceu 2 pontos percentuais desde a última análise, chegando a 44% das intenções de voto. Bolsonaro se manteve estagnado e ficou com 34%.

Se forem considerados apenas os votos válidos, ou seja, excluindo os brancos e nulos, Lula atinge 49% e fica muito próximo de uma vitória em primeiro turno, o que já foi detectado nos últimos levantamentos do Ipec e do Datafolha.

Os votos brancos e nulos somaram 5% dos entrevistados, enquanto os indecisos são outros 5%. Ciro Gomes (PDT) caiu 1 ponto e aparece com 6% da preferência do eleitorado. Simone Tebet (MDB) cresceu um ponto e foi a 5%.

Em pergunta inédita, visando apontar a possibilidade de eleitores de outros candidatos aderirem ao voto útil em Lula, para que o petista tenha a vitória ainda no primeiro turno, 26% dos que votam em Ciro Gomes e Simone Tebet disseram que migrariam para o ex-presidente, para resolver logo a disputa.

Image
Gráfico Genial/Quaest

A pesquisa foi realizada de forma presencial, com 2000 entrevistas ouvidas entre 17 e 20 de setembro. A pesquisa foi registrada junto ao TSE com o número BR-04459/2022, tendo sido seu contratante o Banco Genial. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para cima e para baixo e o intervalo de confiança é de 95% (ou seja, a cada 100 pesquisas nas mesmas condições, 95 apresentarão o mesmo resultado).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link