Um dos cotados para comandar o Ministério da Fazenda no terceiro governo Lula, o senador eleito e ex-governador do Piauí, Wellington Dias, antecipou que o ganho real do salário mínimo em 2023 deverá ficar entre 1,3% e 1,4% acima da inflação de 2022, informa o Estadão.
Essa alta segue uma proposta em análise pelo novo governo que cria uma regra onde a correção anual do salário mínimo seria com base na média do Produto Interno Bruto (PIB) dos últimos cinco anos.
“Há esse compromisso de no primeiro ano de implementar a regra média do PIB dos últimos cinco anos. Como houve queda, provavelmente vai ficar num patamar de 1,3%, 1,4% de ganho real no primeiro ano”, disse Dias em entrevista ao programa Estúdio i da GloboNews.
Hoje, o valor do salário mínimo está em R$ 1.212. No projeto de orçamento, o salário mínimo previsto a partir de janeiro de 2023 é estipulado em R$ 1.302, com base na correção apenas da inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Mas o valor pode ser mais baixo, se o INPC fechado do ano for menor.
Segundo Dias, a medida precisará constar no Orçamento do próximo ano.