Lula indica Assange para prêmio europeu de Direitos Humanos

Atualizado em 2 de julho de 2022 às 12:30
Lula e Assange
Lula e Julian Assange. Foto: Ricardo Stuckert/Wikimedia Commons

O ex-presidente Lula e os prêmios Nobel Mairead Maguire e Adolfo Perez Esquivel indicaram nesta quinta, dia 30, Julian Assange para o prêmio Václav Havel do Conselho da Europa.

Trata-se de uma organização que atua na defesa dos direitos humanos, da democracia e do Estado de direito no continente. Foi fundado em 1949 e sua sede fica em Estrasburgo, na França.

O prêmio destaca a ação de membros da sociedade civil no mundo todo, e será concedido durante a sessão PACE de outubro, dando ao vencedor uma quantia de 60 mil euros, um troféu e um diploma.

O fundador do Wikileaks tem sua extradição requerida pelos Estados Unidos por ter publicado em 2010 uma série de documentos sigilosos do governo dos EUA vazados por Chelsea Manning, revelando crimes de guerra no Afeganistão e Iraque, campos de tortura, prisões ilegais em Guantánamo e espionagem de chefes de estado de inúmeros países.

Lula tem liderado a pressão internacional para libertar Assange, e sua consistente defesa mostra o verdadeiro tamanho de autoridades de Reino Unido, Austrália e EUA, que se dizem defensores da liberdade de expressão e da democracia.

“Nós, que estamos aqui falando de democracia, precisamos perguntar: ‘Que crime o Assange cometeu?’ É o crime de falar a verdade, mostrar que os EUA, por meio de seu departamento de investigação, sei lá se da CIA, estava grampeando muitos países do mundo, inclusive a presidenta Dilma Rousseff”, disse Lula.

Enquanto a vida de Assange se encontra por um fio, a questão central se define de modo simples: quem deve estar na cadeia? Aqueles que comete crimes contra a humanidade ou quem os revela?