Lula indica diplomatas esquecidos por Bolsonaro para principais embaixadas no exterior

Atualizado em 21 de março de 2023 às 14:28
Maria Luiza Ribeiro Viotti, indicada para a embaixada do Brasil em Washington. Foto: Divulgação

Lula oficializou a indicação de embaixadores para os principais cargos diplomáticos do Brasil nesta terça (21). O presidente incluiu diplomatas que foram deixados de lado pelo governo de Jair Bolsonaro nos postos, como o de Maria Luiza Ribeiro Viotti. Os indicados ainda precisam ser sabatinados e aprovados pelo Senado Federal, nas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e posteriormente no plenário da casa legislativa.

Indicada à embaixada de Washington, Viotti já recebeu o agrément, documento diplomático em que o governo anfitrião concorda com a nomeação. Ela chegou a ser cotada para chefiar o Itamaraty, mas o presidente preferiu reconduzir Mauro Vieira ao cargo.

A diplomata já foi representante do Brasil na ONU (Organização das Nações Unidas), embaixadora em Berlim, subsecretária-geral da Ásia e do Pacífico e chefe de gabinete do secretário-geral de António Guterres, da ONU. Ela vai substituir Nestor Forster, indicado por Bolsonaro para o posto em Washington.

Antonio de Aguiar Patriota, que estava no Egito, será representante do Brasil em Londres. Paulino Franco de Carvalho Neto, ex-secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Ministério das Relações Exteriores, vai substitui-lo no Cairo.

Carvalho Neto foi nomeado para a embaixada brasileira em Paris por Bolsonaro, mas a indicação sequer chegou a ser sabatinada pelo Senado.

Sérgio França Danese foi indicado por Lula para chefiar a missão brasileira junto à ONU em Nova York. Ele já chefiou a embaixada da Argentina, do Peru, da Argélia e da África do Sul, e foi secretário-geral das Relações Exteriores por duas vezes.

O nome escolhido pelo presidente para a embaixada brasileira em Buenos Aires foi o de Julio Glinternick Bitelli. Everton Vieira Vargas, que já esteve no posto e foi deixado de lado pela gestão Bolsonaro, será o representante do Brasil no Vaticano.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.