Lula indica livros e filme para curtir no feriado; veja lista

Atualizado em 2 de novembro de 2022 às 16:05
O presidente eleito Lula (PT) indica livros para o povo brasileiro
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na manhã desta quarta-feira (2), o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma postagem em seu perfil do Twitter indicando livros e filmes para quem não conseguiu aproveitar o feriado viajando, em meio aos protestos golpistas nas estradas. O petista indicou dois livros, dentre seus preferidos, e um filme.

Os livros indicados pelo presidente Lula foram “Torto Arado”, fenômeno editorial escrito por Itamar Vieira Junior que ganhou com a obra os prêmios Leya, Jabuti e Oceanos. E o segundo livro foi “Um Defeito de Cor”, de Ana Maria Gonçalves, que conquistou o prêmio Casa de las Américas.

O romance épico “Torto Arado”, conta a história de duas irmãs no sertão baiano, que trata de ancestralidade e racismo, e com a vitória em dois prêmios em 2020 vendeu mais que livros de autoajuda e investimentos.

Já o livro escrito por Ana Maria Gonçalves conta a história de uma africana idosa, cega e à beira da morte, que viaja da África para o Brasil em busca de um filho perdido. Ao longo da travessia, ela conta sua vida, marcada por mortes, estupros, violência e escravidão.

A sugestão de filme é “Que Horas Ela Volta?”, em que a apresentadora e atriz Regina Casé interpreta uma empregada doméstica que trabalha na casa de uma família de elite.

“Quem quiser um filme, pode relembrar a época em que os filhos das empregadas e trabalhadores estavam chegando pela primeira vez na universidade”, publicou o presidente eleito.

Os internautas gostaram da iniciativa do petista, e suas indicações tiveram grande aceitação nas redes sociais. No Twitter, o termo “Torto Arado” alcançou mais de 2,5 mil menções.

Veja a repercussão:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link