Lula já caminha pelo quarto e discute política, diz médica da equipe que o operou

Atualizado em 29 de setembro de 2023 às 22:49
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

Na noite desta sexta-feira (29), a médica Ana Helena Germoglio, membro da equipe responsável pela cirurgia no quadril do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, relatou que ele já realizou uma caminhada pelo quarto do hospital e discutiu assuntos de política e trabalho.

O procedimento ao qual Lula foi submetido foi uma artroplastia total do quadril no lado direito do corpo, que envolveu a substituição da cartilagem desgastada na articulação do presidente por uma prótese. Lula vinha sofrendo com dores na cabeça do fêmur por vários meses.

A cirurgia em questão teve uma duração aproximada de 1 hora e 10 minutos. Aproveitando a anestesia geral, a equipe médica realizou também uma blefaroplastia, uma pequena correção nas pálpebras, conforme planejado anteriormente pelo médico pessoal de Lula, Roberto Kalil.

Lula recobrou a consciência na tarde do mesmo dia. Seu estado clínico foi descrito como bom e estável, e a equipe médica informou que as cirurgias ocorreram sem complicações.

A fase de recuperação de Lula agora inclui a realização de exercícios. O ortopedista Giancarlo Polesello, que liderou a cirurgia, enfatizou a importância de tirar o paciente da cama o mais cedo possível para evitar complicações e explicou que Lula já estava em condições de se levantar e conversar.

Brasília (DF) 29/09/2023 – Giancarlo Polesello médico da equipe de médicos que fez a cirurgia de Luiz Inácio Lula da Silva. Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Ele afirmou que em quatro a seis semanas, espera-se que Lula tenha uma cicatrização adequada e esteja andando com equilíbrio e independência para suas atividades diárias.

Ana Helena Germoglio indicou que, nas próximas semanas, Lula realizará fisioterapia na residência oficial do Palácio da Alvorada e que a recomendação é evitar sobrecarregar seu cronograma de trabalho, priorizando sua recuperação, embora sua mente esteja plenamente ativa.

Ela também expressou a expectativa de que as dores decorrentes do problema no quadril diminuirão nas próximas semanas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link