Lula já dispensou mais de cem militares em apenas 18 dias de governo

Atualizado em 18 de janeiro de 2023 às 21:31
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já dispensou mais de cem militares em apenas 18 dias após tomar posse. Os militares dispensados ocupavam o Gabinete de Segurança Institucional, o Gabinete pessoal da Presidência da República e a Secretaria Especial de Administração da Secretaria-Geral. Com informações do UOL.

Apenas nesta quarta-feira (18), 14 integrantes que atuavam no GSI, órgão responsável pela segurança presidencial e dos Palácios presidenciais, foram exonerados do cargo. A demissão foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta quarta.

As primeiras dispensas foram publicadas no último dia 3, mas se intensificaram após os atos terroristas em Brasília no dia 8 de janeiro, quando o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso foram invadidos por apoiadores extremistas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Cerca de 40 militares responsáveis pela segurança do Palácio do Alvorada, residência oficial de Lula, foram dispensados na última terça-feira (17). O grupo continua nas Forças Armadas, mas serão realocados em outros postos.

As novas dispensas ocorrem após o petista declarar publicamente desconfiança nos militares e afirmar suspeitar de que houve conivência de “gente das Forças Armadas” nos ataques às sedes dos Três Poderes.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link