Lula lamenta mortos do MST em incêndio no Pará e envia ministro ao local

Atualizado em 10 de dezembro de 2023 às 18:24
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Johanna Geron/REUTERS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou na tarde deste domingo (10) a morte de nove pessoas no acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Parauapebas, no Pará.

Na noite de sábado (9), um incêndio atingiu o acampamento após um curto-circuito na rede elétrica durante a instalação de uma rede de internet no local.

Várias pessoas ficaram feridas. Entre as vítimas fatais estavam três técnicos da G5 Internet.

“Meus sentimentos e solidariedade aos técnicos e aos acampados do Terra e Liberdade, em Paraupebas, Pará, pelo acidente em uma linha de transmissão seguido de um incêndio no acampamento que deixou mortos e feridos”, escreveu Lula no X (antigo Twitter).

O presidente pediu que o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e o presidente do Incra, César Aldrighi, se desloquem ao Pará para acompanhar as apurações sobre o caso.

Lula destacou as tentativas do governo em avançar “na retomada da reforma agrária”. “Estamos trabalhando para avançar na retomada da reforma agrária, com a identificação de terras públicas disponíveis, para, após anos de paralisação, dar oportunidade de trabalho e produção para famílias do campo”, acrescentou.

Segundo o MST, dois barracos foram completamente destruídos pelo fogo. O corpo de bombeiros e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram acionados rapidamente e prestaram atendimento às vítimas ao longo da noite e manhã de domingo.

Em nota, a G5 lamentou o episódio e ressaltou que presta apoio aos familiares. “A G5 Internet lamenta profundamente o falecimento dos colaboradores Gabriel Pereira da Silva, Geovane Pereira dos Santos, Francisco do Nascimento Sousa Júnior. A G5 Internet segue dando apoio e auxílio aos familiares dos colaboradores”, disse a empresa.

“Estendemos também nossas condolências a todos que perderam seus familiares e amigos no incêndio ocorrido no acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra”, completou.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link