Lula lidera com folga entre eleitores negros, aponta Datafolha

Atualizado em 29 de julho de 2022 às 11:36
Lula ao lado de jovens negros

Divulgada na última quinta-feira (28), a pesquisa Datafolha aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com ampla vantagem entre os eleitores que se declaram pretos e pardos. O petista tem vantagem de 38 pontos entre pretos e de 15 pontos percentuais entre pardos, em comparação com o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL).

Entre o eleitorado que se autodeclara preto, Lula aparece com 58% das intenções de voto. Em maio, eram 54%. Já Bolsonaro, que antes estava com 22%, agora registra 20%. Entre pardos, o ex-presidente tem 45% contra 30% do atual chefe do governo federal.

Em um recorte regional, o ex-presidente também segue à frente no Nordeste, onde possui 59%, e no Sudeste (43%).

Em relação ao eleitorado geral nas intenções de voto para a corrida presidencial de outubro, Lula tem uma vantagem de 18 pontos sobre Bolsonaro ainda no primeiro turno.

O ex-presidente possui 47% das intenções de voto, enquanto o atual ocupante da cadeira no Planalto segue com 29%. Para a terceira via, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) também continuou com 8% pontos, seguido da senadora Simone Tebet (MDB), com 2% das intenções.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link