Lula lidera corrida eleitoral no Amazonas, diz nova pesquisa

Atualizado em 15 de maio de 2022 às 13:40
Lula
Lula lidera no Amazonas

Nova pesquisa eleitoral, feita pelo IDP (Instituto Diário de Pesquisa), para o estado do Amazonas mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lider a preferência do eleitorado no estado, bem à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo dados liberados no último sábado (14), Lula aparece com 47,5% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tem 36,3%. Muito distante está Ciro Gomes (PDT), que vem com 4,8%. Já Simone Tebet (MDB) conta com 2,6% do eleitorado, enquanto João Doria (PSDB) fica com 2%. André Janones (Avante) tem 1,6% e Felipe d”Ávila (Novo) com 0,7%.

Nos votos válidos, Lula tem 49,7%, ou seja, no limite de vencer no primeiro turno, no que depender do povo do Amazonas. Os números mostram uma reviravolta no estado, já que em 2018, Bolsonaro teve 43,4% e Fernando Haddad (PT) ficou com 40,4%. No segundo turno, Bolsonaro venceu de 50,3% a 49,7%.

Esta é mais uma pesquisa que mostra Lula com chances reais de vencer no primeiro, seja em levantamento nacional ou por estado. Ele vem liderando em regiões importantes, como Minas Gerais, considerado pêndulo porque sempre quem vence no país, vence lá. Além disso, levantamento da XP/Ipespe coloca o petista com 48,8% dos votos válidos já no primeiro turno, levantando o debate do voto útil para evitar a existência do segundo turno.