Lula lidera em 14 estados; Bolsonaro tem vantagem em cinco e no DF, diz Ipec

Atualizado em 3 de setembro de 2022 às 11:30
Montagem de fotos de Lula e Bolsonaro sorrindo
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) – Reprodução/Instagram

Um levantamento dos resultados das pesquisas do Ipec divulgadas nas últimas semanas aponta que Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera a corrida eleitoral a nível nacional com 12 pontos de vantagem, está à frente nas intenções de votos em 14 estados, sendo eles todos os do Nordeste, além de São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Rio Grande do Sul e Tocantins. O petista conseguiu avançar em quatro federações que elegeram Jair Bolsonaro (PL) em 2018.

Em contrapartida, o compilado feito pelo jornal O Globo mostra o atual chefe do governo com vantagem em cinco estados e no Distrito Federal, todos esses locais que também deram vitória a ele no pleito passado: Roraima e Rondônia, onde o presidente registra seu melhor desempenho e chega a marcar 66% e 54% das intenções de votos, Santa Catarina, Mato Grosso e Acre.

Já o petista, tem seus melhores resultados no Piauí e no Maranhão, onde alcança, respectivamente, 69% e 66% das intenções de voto. Em outros três estados, Tocantins, Rio Grande do Sul e São Paulo, sua vantagem está abaixo da média nacional. Nesses locais, o líder aparece com sete, oito e nove pontos de vantagem, respectivamente.

Em outras seis federações, incluindo o Rio de Janeiro, terceiro maior colégio eleitoral do país, Lula e Bolsonaro estão empatados, considerando a margem de erro. Enquanto isso, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) se destacam em seus respectivos estados, Ceará e Mato Grosso do Sul. O cearense chega a 14%, o que o coloca empatado com o atual governante no segundo lugar. Já Simone registra 8% em sua terra natal e fica na terceira posição, à frente do pedetista.

Confira os dados abaixo:

Gráfico Ipec. Foto: Reprodução
Gráfico Ipec. Foto: Reprodução

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link