Lula lidera em estados onde venceu Alckmin em 2006, mostra análise de pesquisas

Atualizado em 6 de maio de 2022 às 13:14
Geraldo Alckmin e Lula

O instituto Vox Populi realizou uma análise das pesquisas eleitorais que traz uma boa notícia para o ex-presidente Lula (PT). O petista lidera em estados que lhe deram a vitória no segundo turno das eleições de 2006, disputadas justamente contra Geraldo Alckmin, que hoje é seu vice na chapa.

Na ocasião, Lula venceu em 19 estados e no Distrito Federal. Nas pesquisas deste ano, ele aparece em primeiro lugar em 18 estados.

Diferentemente de 2006, porém, o levantamento mostra a vitória de Lula em São Paulo, maior colégio eleitoral do país. O petista ainda mantém a liderança em Minhas Gerais, onde se concentra o segundo maior número de eleitores. No Rio de Janeiro, terceiro maior colégio, o ex-presidente também vence, assim como em 2006. No Rio Grande do Sul, onde perdeu para Alckmin naquele ano, ele também lidera.

Nas projeções de segundo turno com Bolsonaro, o mapa eleitoral se repete. Lula sai vitorioso em 18 estados e Bolsonaro vence em 6 e no Distrito Federal, com maior eleitorado concentrado em estados do Centro-Oeste. Goiás e Paraná estão em situação de empate.

Veja a íntegra dos dados e o mapa abaixo: