Lula lidera, mas Bolsonaro diminui vantagem, diz nova pesquisa

Atualizado em 25 de abril de 2022 às 8:29
Lula e Bolsonaro

A nova pesquisa do banco BTG Pactual em parceria com o instituto FSB, divulgada nesta segunda-feira (25), mostra o ex-presidente (PT) Lula liderando as intenções de voto para as eleições deste ano.

O petista aparece com 41%, nove pontos à frente de seu principal adversário, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 32%. Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT) com 9%, João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) com 3%, Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU) com 1%.

Em março, a diferença entre os dois favoritos era de 14 pontos. Lula tinha 43% contra 29% de Bolsonaro, o que mostra uma reação do ex-capitão no novo levantamento.

Ainda segundo o levantamento, os votos em Lula e Bolsonaro estão consolidados. 82% dos entrevistados, nos dois casos, dizem ter praticamente certeza do voto e que não votarão em outro candidato. No caso de Ciro, por exemplo, esse número é preocupante. Apenas 39% dizem ter certeza do voto no ex-governador cearense.

Pesquisa espontânea

No cenário espontâneo, em que os nomes dos candidatos não são revelados, a diferença entre o petista e o ex-capitão é ainda menor: 36% contra 30%.

O único além dos dois que pontua nessa pesquisa é Ciro, que registra 4%. 5% dos entrevistados afirmam que não votariam em nenhum, mesmo número dos que votariam em branco ou nulo. 16% não sabem ou não responderam.

2º turno

No segundo turno, que provavelmente terá o embate entre Lula e Bolsonaro, a diferença entre os dois também caiu. Em março, o ex-presidente tinha 54% e o atual, 35%, diferença de 19 pontos. Hoje, Lula tem 52% e Bolsonaro 37%, uma distância de 15 pontos.

Foram ouvidos 2 mil eleitores entre 22 e 24 de abril e o registro da pesquisa no TSE é BR-04676/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Davi Nogueira
Davi tem 25 anos, é editor e repórter do DCM, pesquisador do Datafolha e bacharel em sociologia pela FESPSP, além de guitarrista nas horas vagas.