Lula lidera, mas Bolsonaro diminui vantagem, diz nova pesquisa

Atualizado em 25 de abril de 2022 às 8:29
Lula e Bolsonaro

A nova pesquisa do banco BTG Pactual em parceria com o instituto FSB, divulgada nesta segunda-feira (25), mostra o ex-presidente (PT) Lula liderando as intenções de voto para as eleições deste ano.

O petista aparece com 41%, nove pontos à frente de seu principal adversário, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 32%. Em seguida, aparecem Ciro Gomes (PDT) com 9%, João Doria (PSDB) e André Janones (Avante) com 3%, Simone Tebet (MDB) e Vera Lúcia (PSTU) com 1%.

Em março, a diferença entre os dois favoritos era de 14 pontos. Lula tinha 43% contra 29% de Bolsonaro, o que mostra uma reação do ex-capitão no novo levantamento.

Ainda segundo o levantamento, os votos em Lula e Bolsonaro estão consolidados. 82% dos entrevistados, nos dois casos, dizem ter praticamente certeza do voto e que não votarão em outro candidato. No caso de Ciro, por exemplo, esse número é preocupante. Apenas 39% dizem ter certeza do voto no ex-governador cearense.

Pesquisa espontânea

No cenário espontâneo, em que os nomes dos candidatos não são revelados, a diferença entre o petista e o ex-capitão é ainda menor: 36% contra 30%.

O único além dos dois que pontua nessa pesquisa é Ciro, que registra 4%. 5% dos entrevistados afirmam que não votariam em nenhum, mesmo número dos que votariam em branco ou nulo. 16% não sabem ou não responderam.

2º turno

No segundo turno, que provavelmente terá o embate entre Lula e Bolsonaro, a diferença entre os dois também caiu. Em março, o ex-presidente tinha 54% e o atual, 35%, diferença de 19 pontos. Hoje, Lula tem 52% e Bolsonaro 37%, uma distância de 15 pontos.

Foram ouvidos 2 mil eleitores entre 22 e 24 de abril e o registro da pesquisa no TSE é BR-04676/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link