Lula lidera no Rio e Bolsonaro cai, diz nova pesquisa

Atualizado em 20 de maio de 2022 às 16:57
Lula e Bolsonaro
Jair Bolsonaro e Lula

A nova rodada de pesquisas liberadas pelo Instituto Gerp nesta sexta-feira (20) mostram que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corria eleitoral para o Rio de Janeiro com vantagem acima da margem de erro em relação ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo dados do levantamento, Lula aparece com 37% das intenções de votos enquanto Bolsonaro tem 32%. Em abril, o petista já tinha o mesmo índice, enquanto o atual presidente estava empatado tecnicamente com 35%, ou seja, ele sofreu queda em seu domicílio eleitoral um mês depois.

Na terceira posição aparece Ciro Gomes (PDT), que tem 8%, ele cresceu 3 pontos com a saída de Sergio Moro (União Brasil). João Doria (PSDB) aparece com 4%, tendo também crescido três pontos em um mês. Já Simone Tebet (MDB) cresceu um ponto e foi para 2%. Já Andre Janones (Avante) e Luciano Bivar (União Brasil) não pontuaram.

Gerp ouviu 1.020 pessoas entre 16 e 20 de maio. Com margem de erro de 3,13 pontos e índice de confiança de 95,55%. O instituto registrou a pesquisa no TSE sob o número RJ – 08128/2022. Este é mais um estado chave que Lula aparece na liderança, como já aconteceu com Minas Gerais, considerado o pêndulo das eleições no Brasil.