Lula manda Gleisi e Padilha para cidade atingida por ciclone no interior do PR

Atualizado em 8 de novembro de 2025 às 11:15
Presidente Lula expressa pesar pelas vítimas do ciclone no interior do PR. Fotomontagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou seu perfil no X para expressar seu pesar e solidariedade às vítimas do tornado que atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná. Além disso, ele designou uma equipe de 3 ministros para acompanharem na região os desdobramentos da tragédia. Confira:

Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas. Uma equipe liderada pela ministra Gleisi Hoffmann, composta pelos Ministérios da Saúde e da Integração e Desenvolvimento Regional, está se deslocando para a região. Técnicos da Defesa Civil Nacional especializados em ajuda humanitária e reconstrução já estão a caminho das cidades, e profissionais da Força Nacional do SUS prestarão auxílio à população e às equipes do governo paranaense envolvidas no resgate e no auxílio às vítimas. Seguiremos apoiando a população paranaense. E prestando todo o auxílio que for necessário.

Antes disso, o governo federal já havia anunciado o envio de ajuda humanitária e de equipes especializadas para apoiar a reconstrução das regiões atingidas pelo ciclone extratropical que devastou o Centro-Sul do Paraná entre a sexta-feira (7) e a madrugada deste sábado (8). O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, confirmou a mobilização emergencial na madrugada deste sábado e informou que o governo acompanha a situação em tempo real.

A cidade mais afetada é Rio Bonito do Iguaçu, de cerca de 14 mil habitantes, onde ventos ultrapassaram 250 km/h. Segundo a Defesa Civil, o fenômeno deixou ao menos cinco mortos e 130 feridos, 30 deles em estado grave.