Lula manifesta apoio ao padre Júlio: “Essencial para dar amparo a quem mais precisa”

Atualizado em 4 de janeiro de 2024 às 17:17
O presidente Lula e o padre Júlio Lancellotti. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula manifestou apoio ao padre Júlio Lancellotti, alvo de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Câmara Municipal de São Paulo. O petista não citou a iniciativa, feita pelo vereador bolsonarista Rubinho Nunes (União Brasil), mas elogiou o trabalho do religioso.

“Graças a Deus a gente tem figuras como o padre Júlio na capital de São Paulo, que há muitos e muitos anos dedica a sua vida para tentar dar um pouco de dignidade, respeito e cidadania às pessoas em situação de rua. Que dedica sua vida a seguir o exemplo de Jesus. Seu trabalho e da Diocese de São Paulo são essenciais para dar algum amparo a quem mais precisa”, afirmou o presidente.

Mais cedo, a cúpula do PT pediu ao presidente que ele fizesse uma manifestação pública em defesa do padre. O religioso esteve ao lado do petista no Palácio do Planalto em dezembro de 2023, durante o lançamento do Plano Ruas Visíveis, projeto para a investimento de quase R$ 1 bilhão para atender a população em situação de rua

O padre se tornou alvo da CPI das ONGs, iniciativa de Rubinho que tem como objetivo investigar a atuação do padre, que é reconhecido por suas atividades em defesa das pessoas em situação de rua de São Paulo. O requerimento para criação do colegiado não cita diretamente o nome do religioso, mas ele é um dos principais alvos.

O padre Júlio vem recebendo apoio de uma série de políticos, ativistas e autoridades nas redes deste quarta (3). O pedido de instalação de CPI contra o religioso é visto como “perseguição” por parte do vereador bolsonarista, que disse ter recebido supostas “denúncias” sobre a atuação de ONGs no Centro da cidade.

O religioso já esclareceu que sua atividade não se enquadra em qualquer tipo de serviço que possa ser alvo da CPI e afirmou que não tem nenhum “convênio com a Prefeitura” da cidade. Portanto, suas atividades não deveriam ser alvo de investigação do legislativo.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.