Apesar de queda na aprovação, que pela primeira vez ficou abaixo de 50%, o presidente Lula ainda é bem visto por 87% de seus eleitores, segundo pesquisa Atlas Intel divulgada nesta quinta (7). Seu desempenho pessoal ainda tem uma boa aprovação, de 47,4%.
A rejeição ao presidente, que está em 45,9% atualmente, teve uma queda em janeiro (43%) e manteve a média registrada entre julho e dezembro do ano passado. A avaliação positiva, no entanto, teve seu ápice em janeiro, chegando a 52% e oscilou em torno de 50% nos meses anteriores.
Apesar da avaliação geral da população, 87% dos que votaram no petista no segundo turno das eleições de 2022 continuam aprovando seu desempenho pessoal na Presidência. Ele sofreu uma queda de avaliação na entre eleitores que não votaram na ocasião, passando de 40% para 28% nesse grupo.
O governo Lula também sofreu uma queda de popularidade. Atualmente, 38% da população avalia a gestão como “ótima ou boa”, número que caiu 4 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, realizado em janeiro.
As avaliações negativas sobre a gestão também cresceram no período, levando “ruim ou péssimo” de 39% a 41%. A porcentagem que acredita que o governo é “regular” também cresceu, indo de 16% para 18%, no período.
A imagem de Lula também sofreu uma queda nos primeiros meses de 2024. O presidente, que teve o pior índice de rejeição (63%) no segundo semestre de 2020, vem se recuperando na avaliação da população e manteve a taxa estável entre setembro de 2022 a janeiro de 2024, com a porcentagem variando entre 50% e 51%.
O ex-presidente Jair Bolsonaro segue com uma avaliação estável sobre sua imagem e tem uma rejeição de 51%, taxa que diminuiu nos últimos meses de seu mandato, a partir de setembro de 2022. A aprovação, por sua vez, vem oscilando entre 43% e 46% e chegou a 44% na última pesquisa, abaixo de Lula.
A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 5 de março com 3.154 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.