Lula mantém chance de vitória no primeiro turno, indica Ipespe

Atualizado em 20 de maio de 2022 às 10:46
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert)

A nova rodada da pesquisa feita pelo Instituto Ipespe, sob encomenda da XP, mostrou estabilidade nos números e chances reais de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencer ainda no primeiro turno.

O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (20) trás Lula com 44% das intenções de voto, mesmo desempenho do mês anterior no mesmo instituto. Os candidatos somados estão com 48%, o que coloca o petista com 47,8% dos votos válidos.

O voto válido é o que é considerado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e representa os votos dos eleitores em algum dos candidatos, ignorando votos brancos e nulos. Se um candidato tiver 50% + um voto em votos válidos no primeiro turno, ele vence diretamente sem enfrentar nova rodada num eventual segundo turno.

Além da Ipespe, diversos institutos apontam Lula na margem de erro para vencer no primeiro turno, como o Datafolha e a Ipec. Inclusive, pesquisa recente mostrou que, em caso de desistência de Ciro Gomes (PDT), Lula venceria com folga.

Os dados foram colhidos no começo dessa semana de maio de 2022. Amostra nacional de 1.000 entrevistados. As entrevistas foram telefônicas. A margem de erro é de 3.2 p.p, com um intervalo de confiança de 95,5%. Essa pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo BR-08011/2022.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link