Destaques

Lula encerra visita ao Maranhão em encontro com movimentos sociais

Encontro reforça a construção de uma frente ampla para defesa da democracia e manutenção de direitos humanos – Hannah Letícia/MST-MA

Na primeira viagem ao Nordeste para compromissos políticos após recuperar sua elegibilidade, Lula percorre os estados de Pernambuco, Piauí, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte para conhecer as demandas dos trabalhadores brasileiros e transmitir esperança para o futuro do país.

No Maranhão, a agenda foi marcada por encontro com lideranças do movimento indígena, onde Lula foi batizado com o título de Guardião dos Territórios dos Povos Indígenas do Estado, além de agendas políticas voltadas para o fortalecimento da saúde e da educação pública.

O encerramento foi um encontro com representantes dos movimentos sociais da região e militantes do Partido dos Trabalhadores (PT) na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA).

Na oportunidade, Lula pediu uma reflexão sobre o que aconteceu em um passado recente, referindo-se à ditadura militar e o que está acontecendo hoje no país, com o incentivo ao uso de armas e a militarização dos órgãos públicos.

“Um país que não tem bancos públicos, que não tem empresas públicas que podem fazer investimentos, não tem soberania. Um país que não tem soberania está à deriva, governado por um genocida que não tem respeito às pessoas”, alerta o ex-presidente.

Lula relembra programas sociais que levaram a população mais pobre a ter direito à comida na mesa, como o Fome Zero, o acesso à educação pública, com a criação dos institutos federais, à energia, por meio do Luz para Todos, o fortalecimento do campo, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), entre outros.

“Eram programas pequenos, como o PAA, mas que garantiam que os trabalhadores do campo pudessem vender o seu produto a um preço justo. Tudo isso acabou. Em nome de quê? Em nome de que razão?”, questiona Lula.

Leia mais:

1 – VÍDEO: Wassef nega assédio e diz que foi atacado por mulher que não gosta de Bolsonaro

2 – Boulos diz que vai reformar Celta com indenização de Eustáquio: “Vai ficar zero bala”

3 – Associação de Procuradores pede que Senado restabeleça “ambiente de respeito à democracia”

Em contraponto às conquistas, denuncia que o impeachment da presidenta Dilma em 2016 não tinha a intenção de retirá-la da presidência, mas sim destruir o projeto político progressista que vinha sendo executado e a ascensão da população mais pobre a direitos antes acesso apenas pela elite.

“Desde o impeachment entendi que a intenção deles não era afastar apenas a Dilma. Eles queriam afastar toda a proposta de governo e os avanços que estávamos alcançando (…) a elite brasileira nunca enxergou o povo pobre desse país”, afirma.

Além da completa anulação de programas sociais, os cortes orçamentários de mais de R$ 30 bilhões anunciados pelo governo Bolsonaro em abril de 2021 atacaram diretamente direitos como o acesso à educação, saúde e moradia.

Em meio à pandemia, o próprio Ministério da Saúde perdeu mais de R$ 2 bilhões da base orçamentária, o que afetou as ações de enfrentamento à pandemia, o custeio para assistência hospitalar e ambulatorial, além de pesquisas na área.

Lula garante que esse desmonte é fruto do perfil do governo Bolsonaro, contrário a qualquer política de acesso à garantia de direitos à população mais pobre do país.

“Temos um governo que em nenhum momento usa as palavras distribuição de renda e agricultura familiar. A única coisa a que ele se dedica é brigar com a Suprema Corte, com os movimentos sociais, com os indígenas”, ressalta.

A dirigente estadual do MST, Gilvânia Ferreira, entregou uma carta aberta em nome dos movimentos sociais, em que denuncia o avanço do agronegócio e da destruição ambiental, intensificada a partir do impeachment e da chegada do presidente Bolsonaro, além de firmar o compromisso de construção de uma frente ampla para a garantia de novos rumos para o país.

“Reafirmamos nosso compromisso de seguir lutando em defesa das vidas. Continuaremos a luta por condições de existência digna no campo e na cidade, reconhecendo a importância da luta pela moradia, pela efetivação da Reforma Agrária, pelo reconhecimento dos territórios e dos direitos das comunidades tradicionais, a exemplo das populações indígenas, quilombolas, ribeirinhas e extrativistas”, diz trecho da carta entregue.

O momento foi marcado ainda por uma homenagem ao líder camponês maranhense e um dos fundadores do PT, Manoel da Conceição, que faleceu na última quarta-feira (18), após complicações de saúde.

Símbolo de resistência à ditadura militar, Manoel da Conceição foi perseguido, torturado e exilado, mas deixa todo um legado de organização da luta pela democracia e pelos direitos dos povos dos campos e das florestas.

“O Mané me ajudou a construir o partido dos trabalhadores e tivemos uma convivência extraordinária. A última vez que o vi foi aqui no Maranhão, já um pouco debilitado. Enviem meu abraço para Denise. Estaremos todos aqui para confortar e abraçar a família do Maneco”, declara Lula.

Edição: Daniel Lamir

Publicado originalmente no Brasil de Fato

Por Mariana Castro

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Pacheco rebate críticas de Haddad: “Injusto com o Congresso”

O líder do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), contrapôs críticas feitas pelo ministro da Fazenda,…

55 minutos ago

VÍDEO – Cavalos escapam de Buckingham, armam arruaça nas ruas de Londres e ferem 4 pessoas

Dois cavalos fugiram do Palácio de Buckingham, percorrendo uma distância de pelo menos 8 km…

3 horas ago

VÍDEO: Supremacistas pregando contra minorias marcham livres, leves e soltos em Charleston (EUA)

Membros da organização de extrema-direita Patriot Front marcham neste sábado (27) em Charleston, na Virgínia…

4 horas ago

VÍDEO – Alvo de chacota: como foi ‘carreata fantasma’ de Bolsonaro em Acaraju

A passagem de Jair Bolsonaro em Acaraju, Sergipe, viralizou de forma negativa nas redes sociais.…

7 horas ago

Sobrinho de socialite acusa suposto marido de roubar joias, tapetes persas e obras de arte

A socialite Regina Gonçalves, de 88 anos, voltou ao seu apartamento no Edifício Chopin, em…

9 horas ago

Pousadas da empresa dona da pensão que pegou fogo em Porto Alegre têm cheiro forte e lixo pelo local

O incêndio que resultou na morte de 10 pessoas na madrugada de sexta-feira (26) em…

9 horas ago