Lula não descarta apoiar recondução de Aras à PGR: “Vou conversar com ele”

Atualizado em 14 de julho de 2023 às 10:42
Aras e Lula – Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (14), que fará suas escolhas para o próximo procurador-geral da República e para mais um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) de acordo com “os interesses da sociedade brasileira”. O petista não descartou a possibilidade de apoiar a recondução de Augusto Aras ao comando da PGR.

“Possivelmente eu vou conversar com o Aras, como eu vou conversar com outras pessoas, e eu vou sentir o que é que as pessoas pensam, e no momento certo eu indicarei”, afirmou em entrevista à Record TV.

O mandatário também foi questionado se assumiria o compromisso de indicar uma mulher para substituir a ministra do STF Rosa Weber, que se aposentará compulsoriamente em outubro. “Não é um compromisso antecipado. Pode ser uma mulher, pode ser homem, pode ser um negro. Vai depender”, disse Lula.

“Eu já aprendi muito, eu já indiquei muita gente. Eu quero, com muito cuidado, indicar uma pessoa para que o Brasil possa ganhar. Eu quero indicar uma pessoa para que a Suprema Corte possa ganhar mais uma pessoa séria, garantista, que cumpra a Constituição em definitivo e não invente.”

Líder do governo Lula elogia Aras: 'Prestou um serviço importante para o Brasil' – Política – CartaCapital
Augusto Aras – Foto: Reprodução

Vale destacar que, nos últimos dias, Aras vem fazendo acenos ao governo petista e buscando se afastar de seu alinhamento com Bolsonaro e de suas omissões diante da gestão passada para ter voz na escolha de seu sucessor e emplacar seu substituto no órgão. O mandato do PGR vai até setembro deste ano.

“Resta saber se todos eles terão a disposição que o procurador-geral demonstrou nesses 4 anos, para enfrentar e desestruturar as bases do lavajatismo enquanto recebia ao revés uma chuva de projéteis traçantes iluminados por um jornalismo alimentado pelo denuncismo atroz e acrítico”, escreveu o procurador-geral em suas redes.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link