Lula no ABC: ‘Derrotamos Bolsonaro, mas não derrotamos o bolsonarismo ainda’

Atualizado em 23 de julho de 2023 às 19:04
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que, após sua vitória nas eleições presidenciais de 2022, derrotou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mas não o bolsonarismo que ainda segue atuante no país. As declarações ocorreram durante evento de posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, realizado neste domingo (23).

“Nós derrotamos o Bolsonaro, mas não derrotamos os bolsonaristas ainda”, disse.

“Os malucos estão na rua, ofendendo pessoas, xingando pessoas. E nós vamos dizer para eles que nós queremos fazer com que esse país volte a ser civilizado”.

O discurso de Lula, acerca do bolsonarismo, faz referência ao recente episódio ocorrido com o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, ocorrido no aeroporto de Roma, na Itália, há algumas semanas atrás. Na ocasião, o ministro e membros de sua família foram agredidos por bolsonaristas. O filho de Moraes chegou a levar um tapa na confusão.

Ainda em aceno às ações praticadas por ele para combater o bolsonarismo extremista no Brasil, Lula comentou sobre sua recente medida voltada a restrição das armas de fogo.

“Eu agora proibi a venda de pistola 9mm, porque esse negócio de liberar armas é para favorecer o crime organizado a comprar armas, o que nós precisamos é baratear o preço do livro, é abrir biblioteca em cada conjunto habitacional”, declarou.

O petista, no evento, ainda lembrou de seu tempo de sindicalista e voltou a repetir uma de suas mais famosas promessas de campanha; “o povo quer voltar a comer picanha”.

“A gente vai fazer com que o povo possa voltar a comer a tal da picanha que tinha desaparecido”, disse, para aplausos da plateia.

“Eu prometi, tem muita gente que não sabe o carinho que o povo tem com picanha, mas uma picanhazinha no final de semana, com a família reunida, os amigos, e uma cervejinha gelada é tudo que a gente quer”.

Lula durante evento de posse de Moisés Selerges na nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. (Foto: Reprodução)

Lula também afirmou no discurso que o trabalhador tem que ter poder de compra para obter os produtos que produz, incluindo comprar carro e viajar de avião.

Por fim, o presidente lembrou o papel histórico do Sindicato dos Metalúrgicos e também do dos Bancários do ABC na criação do PT e em sua trajetória.

“São os sindicatos que ajudaram a criar um partido político e fazer a coisa impossível até então, fazer com que um metalúrgico saído daqui conseguisse ser presidente da República”, disse.

Após o discurso, o petista afirmou que ficaria no evento para assistir um show da cantora Maria Rita.

Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link