Lula nomeia Boulos ministro da Secretaria-Geral da Presidência

Atualizado em 20 de outubro de 2025 às 20:03
Guilherme Boulos, discursa na noite deste domingo (27) após o resultado do 2° turno das eleições municipais. — Foto: YURI MURAKAMI/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta segunda-feira (20) o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência. A pasta é responsável pela relação do governo com os movimentos sociais e integra o grupo de ministérios que funcionam no Palácio do Planalto.

Boulos substitui Márcio Macêdo (PT-SE), que ocupava o cargo desde janeiro de 2023. A troca integra a reforma ministerial em etapas que o presidente vem conduzindo desde o início do ano, quando também alterou o comando da Secretaria de Comunicação, entregando a Sidônio Palmeira.

Aos 42 anos, Boulos é um dos principais nomes da esquerda brasileira e figura central do PSOL. Paulistano, formado em Filosofia e mestre em Psiquiatria, o novo ministro é professor e psicanalista. Ele iniciou sua trajetória política no Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), do qual se tornou uma das maiores lideranças nacionais.

Grupo de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) levanta os punhos e bandeiras durante assembleia em acampamento. Foto: Reprodução

O deputado foi candidato à Presidência em 2018 e disputou a Prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024, ficando em segundo lugar nas três eleições. Em 2022, foi eleito deputado federal mais votado do estado, com 1 milhão de votos.

A Secretaria-Geral ocupa posição estratégica no Planalto e atua como ponte direta entre o presidente e movimentos sociais. A nomeação amplia o espaço do PSOL no governo e retira a pasta da cota do PT. Boulos deverá decidir em 2026 se deixa o cargo para disputar novo mandato, conforme as regras eleitorais.

Márcio Macêdo deixa o posto após quase três anos. Durante sua gestão, coordenou o G20 Social no Rio de Janeiro e foi responsável pela articulação com entidades populares, mas enfrentou críticas internas em 2024, quando Lula reclamou do baixo público em evento de 1º de Maio em São Paulo.

Diario do Centro do Mundo
O Diário do Centro do Mundo (DCM) é um portal brasileiro de jornalismo digital fundado em 2014. O site publica notícias e análises sobre política, economia, cultura, mídia, comportamente -- tudo o que é relevante, no Brasil e no exterior