Lula nomeia Luiz Fernando Corrêa como novo diretor-geral da Abin

Atualizado em 30 de maio de 2023 às 10:04
Luiz Fernando Corrêa. (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou Luiz Fernando Corrêa como novo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O cargo estava vago há mais de um ano. A nomeação foi anunciada nesta terça-feira (30).

Corrêa tem 64 anos de idade e é ex-diretor-geral da Polícia Federal (PF). Ele foi aprovado no dia 17 de maio, com 43 votos favoráveis, cinco contrários e duas abstenções, após ser submetido a sabatina no Senado Federal.

O último diretor-geral da agência foi Alexandre Ramagem, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ramagem deixou o cargo em março de 2022.

O novo diretor-geral já escolheu sua equipe. Mesmo antes de ser nomeado, ele já estava acompanhando as decisões da Abin, que é o principal órgão de inteligência do país. Corrêa é bacharel em direito e pós graduado em Gestão em Política de Segurança Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Luiz Fernando Corrêa enquanto atuava na Políca Federal (PF). (Foto: Reprodução)

Luiz Fernando Corrêa foi diretor-geral da PF entre 2007 e 2011. Ele ingressou na corporação como agente em 1980 e foi responsável pela criação da Força Nacional de Segurança Pública, em 2004. A força é formada por policiais cedidos pelos estados e pelo Distrito Federal (DF), e reforça a segurança nas situações em que o efetivo local não for suficiente para conter casos de violência.

Na PF, ele exerceu principalmente atividades relacionadas ao combate do tráfico de drogas. Chegou a se aposentar e atuou na iniciativa privada. Também foi diretor do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link