Lula: “O que eu sinto é que nem o Putin e nem o Zelensky estão falando em paz neste momento”

Atualizado em 21 de maio de 2023 às 20:44
Lula em coletiva no G-7 no Japão

O presidente Lula disse neste domingo (21) que não se reuniu com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, porque o ucraniano se atrasou para a reunião bilateral e depois não apareceu para o encontro.

“O fato é muito simples, tinha uma bilateral com a Ucrânia aqui neste salão. Nós esperamos e recebemos a informação de que eles tinham atrasado. Enquanto isso, eu recebi o presidente do Vietnã. Quando o presidente do Vietnã foi embora, a Ucrânia não apareceu. Certamente teve outro compromisso e não pôde vir aqui. Foi simplesmente isso o que aconteceu”, disse Lula em entrevista coletiva.

“Ele é maior de idade e sabe o que faz”.

Para Lula, nem Ucrânia e nem Rússia querem a paz.

“Eu ouvi atentamente o discurso do Zelensky no encontro. Ele certamente ouviu o meu discurso atentamente no encontro. E eu continuo com a mesma posição que eu estava antes”, continou.

“Eu não estou brigando para ser mediador. Mediador tem que ser alguém que os dois lados concordem. O que eu sinto é que nem o Putin e nem o Zelensky estão falando em paz neste momento. Me parece que os dois acreditam que alguém vai ganhar e não precisa discutir a paz”.