Lula oferece 2 horários para Zelensky em Nova York

Atualizado em 17 de setembro de 2023 às 15:13
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, conversam por chamada de vídeo. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner (PT-BA), disse neste domingo (17) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ofereceu dois horários ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para uma reunião bilateral durante a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

A previsão é que o encontro ocorra na segunda-feira (18) ou na terça-feira (19), após a abertura da Assembleia-Geral. Jaques Wagner é um dos membros da comitiva oficial do petista.

Lula desembarcou em Nova York na noite de sábado (16) e ficará até quinta-feira (21). Além da Assembleia-Geral da ONU, há a previsão de um encontro com o presidente norte-americano Joe Biden e outras reuniões bilaterais em negociação pelo governo brasileiro.

As reuniões devem acontecer no Lotte Palace Hotel, onde Lula está hospedado.

O petista defende a criação de um grupo de países para ajudar a costurar um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia, que estão em guerra desde fevereiro do ano passado.

Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Foto: Genya Savilov/AFP

O presidente brasileiro já sinalizou que gostaria de conversar sobre o assunto com Zelensky, que afirmou que uma negociação teria que ter como base condições já apresentadas pela Ucrânia. O líder ucraniano gostaria que o Brasil adotasse uma posição mais dura com o Kremlin.

Em maio, os dois presidentes quase se reuniram durante a cúpula do G7, no Japão. Segundo o governo brasileiro, foram oferecidos mais de dois horários para Zelensky, que, assim como Lula, participou de parte do evento como convidado. Porém, o presidente ucraniano não apareceu.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link