Lula oferece ao presidente do Equador ajuda no combate ao narcotráfico

Atualizado em 23 de janeiro de 2024 às 16:08
Lula conversou com Daniel Noboa, presidente do Equador. Foto: Ricardo Stuckert

Nesta terça-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma conversa por telefone com o presidente do Equador, Daniel Noboa, abordando estratégias para combater o narcotráfico e o crime organizado no país sul-americano.

Durante a ligação, segundo o jornal O Globo, ambos os líderes destacaram a importância da união entre as nações sul-americanas para enfrentar o crime organizado, enfatizando a necessidade de coordenação com os países consumidores de drogas.

Lula se mostrou interessado em colocar o Brasil para colaborar com o Equador por meio de ações de cooperação em inteligência e segurança. Ele ressaltou que o país faz parte da Secretaria Geral da Ameripol, uma organização que reúne 30 países com o objetivo de promover a cooperação e o intercâmbio de informações policiais.

A situação no Equador se agravou devido à fuga de Fito, o líder da maior quadrilha criminosa do país, a facção “Los Choneros”, desencadeando uma onda de violência que levou o governo a decretar estado de exceção e estado de Conflito Interno Armado.

Fito cumpria pena em uma prisão no litoral próximo a Guayaquil desde 2013, sendo condenado a 34 anos por crime organizado, narcotráfico e homicídio. A imprensa local afirma que o criminoso desapareceu pouco antes de ser transferido para uma prisão de segurança máxima. Mais de 3 mil policiais estão mobilizados para procurá-lo, inclusive nos telhados e esgotos da prisão.

Essas medidas incluíram toque de recolher por 60 dias e autorização para as Forças Armadas “neutralizarem” membros de 22 grupos criminosos, agora considerados “organizações terroristas”.

A crise também resultou na invasão de uma TV estatal e uma universidade por bandidos armados, além do sequestro de pelo menos sete policiais e ataques com explosivos nas ruas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link
Augusto de Sousa
Augusto de Sousa, 31 anos. É formado em jornalismo e atua como repórter do DCM desde de 2023. Andreense, apaixonado por futebol, frequentador assíduo de estádios e tem sempre um trocadilho de qualidade duvidosa na ponta da língua.