Lula parabeniza Erdogan após vitória na Turquia: ‘Desejo um bom mandato’

Atualizado em 28 de maio de 2023 às 17:40
Presidente Lula e Recep Tayyip Erdogan. (Foto: Reprodução)

Recep Tayyip Erdogan, atual presidente da Turquia, venceu a concorrência para a presidência durante eleição ocorrida neste domingo (28) e conquistou sua reeleição no país. A vitória deste domingo marca o início de seu terceiro mandato.

Após a confirmação da vitória de Erdogan, nas redes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou e desejou um bom mandato ao presidente turco.

“Desejo um bom mandato, de muito trabalho para o melhor do povo turco”, escreveu Lula em seu perfil oficial no Twitter.

Mais cedo, a vitória de Recep Tayyip Erdogan já havia sido matematicamente confirmada, após 95% das urnas do país já terem sido apuradas e exibirem que ele tinha mais de 52% do total de votos.

Além dos parabéns pela vitória na corrida eleitoral, Lula também sinalizou seu desejo em estabelecer relações próximas com o governo de Erdogan. O petista, em sua publicação, afirmou que almeja que a união das duas nações proporcione positiva “cooperação global pela paz e no combate à pobreza e desenvolvimento do mundo”.

Antes mesmo do anúncio oficial, Erdogan já havia reivindicado vitória e deu um discurso em frente à sua casa.

“Gostaria de agradecer a cada membro de nossa nação que mais uma vez nos transmitiu a responsabilidade de governar a Turquia pelos próximos 5 anos”, disse ele diante de apoiadores.

“O único vencedor é a Turquia”, completou o presidente que está no poder há vinte anos.

Recep Tayyip Erdogan, reeleito presidente da Turquia. (Foto: Reprodução)
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link