Lula parabeniza Milei por vitória na Argentina: ‘Boa sorte e êxito ao novo governo’

Atualizado em 19 de novembro de 2023 às 21:21
Lula (PT), presidente do Brasil. Foto: reprodução

Na noite deste domingo (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se manifestou sobre a vitória de Javier Milei nas eleições presidenciais argentinas. Em uma postagem no X, o líder petista desejou “boa sorte e êxito ao novo governo”, enfatizando a importância de respeitar a democracia e as instituições argentinas. Lula destacou o papel do povo argentino na jornada eleitoral, elogiando a participação ordeira e pacífica.

“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral”, afirmou Lula. Além disso, expressou respeito à grandeza da Argentina, destacando que o Brasil está à disposição para colaborar com os irmãos argentinos.

Lula já afirmou para fontes próximas que não planeja comparecer à posse nem telefonar para Milei em Buenos Aires. A tensão entre Lula e Milei é evidente, com o embuste argentino já tendo chamado o ex-presidente brasileiro de “comunista” e “corrupto”.

Em diversas entrevistas durante a campanha, Milei reiterou sua intenção de não se reunir com Lula durante seu mandato, além de planejar a retirada da Argentina do Mercosul. As divergências entre os líderes políticos de esquerda e ultraliberais na América Latina se tornam mais evidentes em meio a este novo cenário político argentino.