Lula passa o dia com Janja em recuperação após cirurgia no quadril

Atualizado em 30 de setembro de 2023 às 20:46
A orientação foi que Lula ficasse recolhido no quarto para evitar o risco de infecções ou até mesmo contrair vírus como o de Covid-19. Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF

Após cirurgia de colocação de uma prótese no quadril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou o primeiro dia do pós-operatório ao lado da primeira-dama, Janja da Silva, sua única acompanhante. Atualmente internado em apartamento do hospital Sírio-Libanês de Brasília, e sob o cuidado das equipes dos médicos Roberto Kalil Filho, Ana Helena Germoglio e Giancarlo Cavalli Polessello, em Brasília, Lula se recupera de uma cirurgia de artroplastia do quadril, além de um procedimento na pálpebra para corrigir o excesso de pele.

A equipe médica tem previsão de alta para Lula na segunda ou terça-feira, e ele deve passar pelo menos três semanas despachando do Palácio da Alvorada após sua saída do hospital. O presidente deverá conseguir andar antes de deixar o hospital, embora o Palácio do Planalto tenha programado um período de quatro a seis semanas sem viagens presidenciais. O governo estabeleceu como meta de recuperação o evento COP 28, nos Emirados Árabes, marcado para o final de novembro, com uma possível passagem pela Alemanha. Essas são as próximas viagens planejadas no calendário da presidência.

O procedimento ortopédico foi realizado na sexta-feira e durou um pouco mais de uma hora, das 12h às 13h13m. Durante a cirurgia, o presidente passou por uma artroplastia total do quadril, na qual foi colocada uma prótese híbrida, combinando parte fixada com cimento ósseo e outra encaixada diretamente no osso. Sete médicos acompanharam a operação. Logo após a cirurgia, Lula já começou a dar os primeiros passos. Já a intervenção na pálpebra, realizada pela médica Eliana Forno, ocorreu das 15h às 16h16m. Os médicos afirmaram que esse procedimento não requer cuidados pós-operatórios complexos.

De acordo com o segundo boletim médico divulgado no sábado às 19h30, Lula passou a tarde em estado estável e permanece internado. O primeiro boletim médico do sábado já havia informado que o presidente passou a noite de forma estável, realizou caminhadas pela manhã e sessões de fisioterapia. Assessores também mencionaram que Lula está se recuperando rapidamente após uma reavaliação por volta das 13h30.

Lula optou pela cirurgia devido às intensas dores na cabeça do fêmur causadas por artrose, um desgaste natural da cartilagem entre o fêmur e a bacia, algo comum em cerca de 20% das pessoas com mais de 65 anos. O presidente já havia mencionado publicamente suas dores durante uma live em julho deste ano, descrevendo seu desconforto como “irritação”, “nervosismo” e “mau humor”.

Janja também comentou em suas redes sociais neste sábado sobre o estado se saúde do presidente depois da cirurgia. “Por aqui tudo muitoooo bem. Meu boy é impressionante”, comentou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link