O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cancelou suas próximas viagens internacionais à Colômbia e ao Azerbaijão, conforme anunciou a Presidência da República na última sexta-feira (25). Inicialmente previstas para a próxima semana, as viagens tinham como destinos as cidades de Cali, onde Lula participaria da COP da Biodiversidade, e Baku, para a COP 29, a conferência do clima da ONU.
No Brasil, ele passará por novos exames dentro de cinco dias, segundo os médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio. No caso de Cali, o motivo do cancelamento foi a recomendação médica para evitar viagens longas. Lula sofreu uma queda no banheiro de casa na semana passada, resultando em um machucado na cabeça com risco de sangramento interno.
Embora esteja em bom estado de saúde, seus médicos aconselharam precaução antes de qualquer deslocamento mais prolongado. A COP da Biodiversidade será realizada na próxima terça-feira (29) sem a presença do presidente.
Já em relação a Baku, o cancelamento teve outra razão: a decisão de Lula em priorizar eventos estratégicos próximos à data da conferência.
Embora inicialmente planejado para participar da COP 29, o presidente optou por focar em compromissos mais alinhados às pautas e à agenda regional do Brasil. Dessa forma, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) representará o país no evento internacional no Azerbaijão.
O presidente deverá dedicar especial atenção a dois eventos importantes na América do Sul, ambos previstos para novembro. No dia 14, Lula participará da reunião da Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC), fórum inter-regional criado em 1989, que reúne 21 economias, entre elas Estados Unidos, China, Japão e Austrália. O bloco representa 56% do PIB mundial e 46% do comércio global.
Em seguida, nos dias 18 e 19 de novembro, Lula conduzirá a reunião de cúpula do G20 no Rio de Janeiro. Essa será uma oportunidade para apresentar os objetivos do Brasil, que assume a presidência do grupo em 2024.
A reunião também marcará a emissão de um comunicado final, no qual os líderes dos países-membros devem abordar temas como economia, sustentabilidade e cooperação global.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line