Lula pede que TSE obrigue Bolsonaro a divulgar relatório que não detectou fraude nas urnas

Atualizado em 7 de fevereiro de 2023 às 23:09
Lula (PT) e Bolsonaro (PL). Foto: Reprodução

Lula acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para cobrar explicações de Jair Bolsonaro sobre relatório engavetado pelo governo do ex-presidente. A defesa do presidente foi à corte para pedir a divulgação do documento que dizia não ter encontrado fraude nas urnas eletrônicas. A informação é da coluna de Malu Gaspar no jornal O Globo.

Um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), de dezembro do ano passado, concluiu que “não foram verificadas inconsistências no sistema eletrônico de votação”. Mesmo após a análise, Bolsonaro insiste que houve fraude nas urnas e não apresenta provas.

A defesa fez o pedido dentro de ação que investiga sucessivos ataques do ex-presidente ao sistema eleitoral. O relator do caso é Benedito Gonçalves, corregedor-geral da Justiça Eleitoral. Lula pediu que Bolsonaro seja obrigado a esclarecer se teve acesso ao relatório e explique por que “não tornou público o referido relatório, tendo em vista a forte e assídua narrativa por ele empregada sobre suposta fraude nas urnas”.

O documento ficou pronto depois de o PL contestar o resultado de mais de 250 mil urnas sem apresentar provas de irregularidades. O ex-presidente e a CGU, entretanto, nunca divulgaram o documento.

A defesa de Bolsonaro já havia pedido ao TSE que negasse o pedido de Lula, que solicitou na mesma ação o compartilhamento de provas de inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga milícias digitais. A investigação está nas mãos do ministro Alexandre de Moraes.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.