Lula planeja ato dia 8 de janeiro com Barroso e Pacheco em defesa da democracia

Atualizado em 20 de dezembro de 2023 às 12:34
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Reprodução)

Em reunião realizada nesta quarta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou um ato marcado para o dia 8 de janeiro, com o intuito de celebrar a vitória da democracia, um ano após os atos terroristas ocorridos em Brasília no dia 8 de janeiro deste ano.

“Vou dar mais detalhes em breve sobre o ato, mas contará a princípio com a participação dos 3 poderes”, indicou.

Mais tarde, em seu perfil no X, antigo Twitter, Lula reforçou suas declarações.

“Estamos vendo de convocar um ato, no dia 8 de janeiro de 2024, chamado por mim, o presidente do STF [Barroso] e do Congresso Nacional [Rodrigo Pacheco] para ressaltar a importância da democracia no nosso país”, escreveu o atual chefe de Estado brasileiro.

 

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, confirmou a presença nos atos convocados por Lula.

Ministro Barroso, presidente do STF. (Foto: Reprodução)

Durante um jantar oferecido ao presidente e demais ministros do STF, Barroso afirmou que participará do evento, que estava sendo organizado pelo ministro Flávio Dino, mas ainda não possui detalhes sobre como será realizado.

Além de Barroso, estiveram no jantar com Lula os ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luiz Fux, Alexandre de Moraes, Kassio Nunes Marques e Cristiano Zanin. Os ministros André Mendonça e Cármen Lúcia não compareceram por estarem em São Paulo e Belo Horizonte, respectivamente. Rosângela da Silva, a Janja, e as esposas de cinco ministros também acompanharam o encontro.

Ainda segundo o presidente do Supremo, o atual mandatário brasileiro teria solicitado que ele organizasse o encontro durante uma reunião no Palácio do Planalto sobre a presidência do Brasil no G20.

Ao ser questionado por jornalistas sobre assuntos que seriam discutidos ao chegar na sua casa, no Lago Sul, Barroso respondeu: “É apenas uma conversa institucional, de cortesia”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link