Lula planeja crédito especial que incentiva agro verde

Atualizado em 17 de agosto de 2022 às 19:43
O ex-presidente Lula (PT) – Foto: Ricardo Stuckert/PT

Uma das apostas do plano em discussão na campanha do ex-presidente e pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um crédito especial para diminuir o desmatamento ao mesmo tempo em que aumenta a área plantada e tenta melhorar a imagem do Brasil no exterior.

Essas linhas de crédito verdes, com juros mais baixos, servem para incentivar uma agricultura que converte pastagens degradadas em lavoura e captura carbono. Ela não envolve somente o meio ambiente, mas também parte do agronegócio que apoia a sua candidatura.

“A transição ecológica é um eixo estruturante de todas as nossas políticas”, disse à Reuters o coordenador do plano de governo petista, Aloizio Mercadante. “Podemos abrir linhas de crédito diferenciadas para incentivar a migração para uma agricultura que sequestra carbono”, completou.

A proposta ainda está em construção, mas a ideia-chave é que o agricultor que aderir a algumas das propostas de transição agrícola passa a ter direito a um crédito em melhores condições. Em outras palavras, , valor e juros que façam valer a pena a migração.

O programa petista em debate lembra objetivos do Plano ABC, lançado no final do segundo mandato de Lula.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link