Lula pode levar Janones ao debate da Globo para provocar Bolsonaro

Atualizado em 28 de outubro de 2022 às 14:11
Ex-presidente Lula (PT) e o deputado federal reeleito André Janones (Avante)
Foto: Reprodução

No primeiro debate do segundo turno no dia 16 de outubro, promovido pela TV Bandeirantes, a campanha do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL), com receio que o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tivesse alguma “carta na manga”, levou para o debate o ex-juiz e eleito senador para o Paraná, Sérgio Moro (União).

Segundo a jornalista Malu Gaspar, do O Globo, nesta primeira ocasião já se falava que, caso Lula desejasse realmente irritar Bolsonaro, ele teria levado o deputado federal André Janones (Avante) para acompanhá-lo no estúdio. Os próprios bolsonaristas reconheceram que o deputado os “tira do sério” com suas postagens contra o presidente e aliados.

Desde então, a equipe do petista começou a notar o efeito que as postagens de Janones causam no bolsonarismo. Sendo assim, há possibilidades do deputado ser levado por Lula para o debate na noite desta sexta-feira (28).

Na manhã de hoje, o próprio Janones fez publicações em suas redes sociais anunciando sobre a possibilidade de acompanhar o ex-presidente. Cada presidenciável pode levar, no máximo, dez pessoas.

O que ainda não se sabe é se Janones poderá ficar dentro do estúdio, cara a cara com Bolsonaro. Dentro do estúdio só podem ficar três assessores por candidato, e em uma sala reservada os outros sete convidados podem ser acomodados.

Janones fez uma postagem que informava que o ex-deputado bolsonarista Roberto Jefferson (PTB), preso por atirar contra policiais e recusar uma ordem de prisão, era coordenador de campanha do presidente, e isso fez com que Bolsonaro cometesse alguns deslizes em uma live no último domingo (23), falando sobre os ataques contra os policias federais pelo aliado.

“Não tem uma foto dele comigo. Não tem nada”, disse o chefe do Executivo na transmissão ao vivo, negando que Jefferson fosse de fato coordenador de campanha, durante um diálogo com o ministro das Comunicações, Fábio Faria (Progressistas). Em pouco tempo depois, começaram a surgir fotos do presidente com o aliado em diversas ocasiões.

No primeiro debate da Band, ainda no primeiro turno, Janones entrou em uma confusão ao trocar provocações, gritos e ameaças com o ex-ministro e deputado eleito Ricardo Salles (PL), nos bastidores do estúdio.

Ao levar o deputado para o debate, o objetivo do petista será o mesmo de Bolsonaro quando levou Moro, que provavelmente estará no estúdio: constranger e desestabilizar o adversário.

Caso o deputado consiga reproduzir no debate o mesmo efeito que consegue em suas redes, Janones acabará ajudando Lula.

Os bolsonaristas, em conversas em Brasília com aliados e até ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vêm reclamando sobre a postura do deputado mineiro, dizendo que se tornaram vítimas de uma campanha de difamação.

Veja a publicação:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link