Lula prepara viagem para África em agosto, com encontros bilaterais e participação em cúpulas

Atualizado em 28 de julho de 2023 às 15:17
lula-caboverde_3.jpg - Foto: Ricardo Stuckert/PR
O presidente Lula e o presidente de Cabo Verde, José Maria das Neves. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PL) prepara uma viagem para a África em agosto para comparecer a cúpulas internacionais e se reunir com líderes políticos de vários países, segundo informações do g1.

Esta será a segunda viagem de Lula ao continente africano desde o início do governo. Há duas semanas, ao voltar da Bélgica, o presidente fez uma passagem rápida por Cabo Verde.

Durante o primeiro semestre, a maior parte da agenda internacional de Lula foi dedicada aos principais parceiros comerciais do Brasil e a cúpulas que envolveram países da região.

Em agosto, o petista participará da Cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) na África do Sul e também passará pela Angola para reuniões bilaterais com lideranças políticas.

Lula também deve visitar São Tomé e Príncipe para a Cúpula da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), onde deve ter mais encontros bilaterais.

Nos dois primeiros mandatos como presidente, de 2003 a 2010, o petista viajou todos os anos, ao menos uma vez, para países da África.

Durante a visita a Cabo Verde, Lula destacou que quer recuperar a boa relação com a África. “Nós queremos agora com minha volta à Presidência recuperar a boa e produtiva [relação] que o Brasil tinha com o continente africano”, afirmou.

O presidente disse ainda que pretende ouvir especialistas para definir como o Brasil pode auxiliar países africanos e citou áreas como educação, indústria e agricultura.

“Nós brasileiros somos formados pelo povo africano. A nossa cultura, a nossa cor, o nosso tamanho, é resultado da miscinegação de índios, negros e europeus. E nós temos uma profunda gratidão ao continente africano por tudo o que foi produzido durante 350 anos de escravidão no nosso país”, declarou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link