Lula prepara visitas pela África em agosto

Atualizado em 5 de agosto de 2023 às 23:15
Presidente Lula durante encontro com o presidente do Cabo Verde, José Maria Neves. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara uma série de visitas a países do continente africano em agosto. O petista irá comparecer a cúpulas internacionais e se reunir com líderes políticos da região. As informações foram disponibilizadas pela assessoria do governo brasileiro.

O “giro” pela África marca a segunda viagem de Lula ao continente desde que ele tomou posse de seu terceiro mandato, em Janeiro de 2023.

No primeiro semestre do ano, o atual chefe de estado brasileiro dedicou a maior parte de sua agenda internacional a viagens aos principais parceiros comerciais do Brasil e a cúpulas que envolveram países da região.

Lula e Janja em viagem realizada a Portugal em abril – Reprodução

As viagens marcam uma das características mais marcantes do petista; a de sempre buscar estabelecer uma boa relação diplomática com os demais países do mundo.

Nesta etapa de viagens, o mandatário deverá focar no aprofundamento dos debates internacionais sobre o clima, na retomada das relações do Brasil com os países africanos e em questões relativas ao comando de organismos multilaterais.

Em Agosto, Lula deverá cumprir as seguintes agendas no continente africano:

  • África do Sul: Cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul);
  • Angola: reuniões bilaterais com lideranças políticas;
  • São Tomé e Príncipe: Cúpula da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e reuniões bilaterais com lideranças políticas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link