Lula promete lançar programa para baratear viagens para aposentados e empregadas domésticas

Atualizado em 1 de agosto de 2023 às 13:52
Lula sorrindo, de perfil, com bandeira brasileira de fundo
O presidente Lula. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula afirmou que o Ministério do Turismo vai apresentar um programa para baratear os preços de passagens para aposentados, trabalhadoras domésticas e outros grupos. O petista ainda não detalhou a medida ou estimou os custos do projeto.

Ele relatou ter conversado com o ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA), para viabilizar o projeto. A titular anterior da pasta, Daniela Carneiro, deixou o posto após pedir desligamento do partido.

“Eu falei com o ministro, ele vai apresentar um programa. Ele vai tomar posse ainda oficialmente agora. O que eu quero é que a gente apresente um programa para facilitar a viagem dos aposentados, dos trabalhadores, da empregada doméstica, nós temos que baratear para as pessoas poderem viajar. Por que é isso que dá uma dimensão de soberania e nação ao nosso povo”, afirmou o presidente em sua live semanal.

Lula ainda citou diretamente as passagens aéreas e disse que alguns voos domésticos costumam ser mais caros do que viagens internacionais. “Existe um turismo interno muito grande. O que nós precisamos é discutir como baratear o preço da passagem de avião para o povo viajar, porque está muito caro para viajar. Às vezes, para ir de Brasília até São Paulo é mais caro do que daqui para Miami. Não é possível. Precisamos encontrar uma saída para reduzir os preços das passagens”, prosseguiu.

O novo programa é similar a outra proposta do governo, batizada de “Voa Brasil”. Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos, estimou uma oferta de 1,5 milhão de passagens aéreas por mês a preços de R$ 200. A previsão é que o novo programa, anunciado por Lula nesta terça (1), seja lançado oficialmente agora em agosto.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link