
Na estreia da propaganda eleitoral gratuita na TV, os candidatos à Prefeitura de São Paulo adotaram estratégias distintas para conquistar o eleitorado. Guilherme Boulos (PSOL) utilizou a imagem do presidente Lula (PT) como principal trunfo, enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve uma participação mínima na campanha de Ricardo Nunes (MDB).
No primeiro programa eleitoral de Boulos, o candidato aparece recebendo Lula e a primeira-dama Janja em sua casa, no Campo Limpo. Durante os dois minutos e 20 segundos da propaganda, Lula fala em metade do tempo, enquanto Boulos aparece por 37 segundos.
“Meu candidato a prefeito”, declara Lula em um dos trechos do vídeo. A estratégia de Boulos visa consolidar seu apoio entre os eleitores de Lula, que, segundo pesquisa Datafolha, já têm 44% de intenção de voto no candidato do PSOL. A expectativa da campanha é que essa associação impulsione ainda mais o desempenho de Boulos. Veja o primeiro programa de campanha:
Enquanto isso, Nunes adotou uma abordagem mais discreta em relação ao apoio de Bolsonaro. No programa de seis minutos e 30 segundos, o ex-presidente aparece brevemente por apenas quatro segundos. As imagens mostram Bolsonaro no palanque ao lado de Nunes durante a oficialização da candidatura do prefeito à reeleição, em 3 de agosto.
Também presente nas cenas está o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Apesar do apoio oficial do ex-presidente, Nunes tem enfrentado dificuldades para consolidar o voto bolsonarista, que está sendo disputado com Pablo Marçal (PRTB). Lideranças da extrema-direita expressaram insatisfação com o prefeito, alegando que ele não representa o movimento na cidade.
Tabata Amaral (PSB) usou seus 30 segundos na TV para focar no eleitorado da periferia, destacando sua trajetória pessoal e ligação com o extremo sul da cidade. Veja:
Já o apresentador José Luiz Datena (PSDB), que tem 35 segundos de propaganda, prometeu aumentar o horário de atendimento nas unidades básicas de saúde, em uma abordagem que reflete o estilo do “Brasil Urgente”, programa policial que ele comandou por mais de 20 anos.
Pablo Marçal, por sua vez, não terá tempo no horário eleitoral gratuito, já que o PRTB não elegeu nenhum deputado ou senador nas últimas eleições, o que o impede de participar da propaganda na TV. Mesmo assim, ele aparece tecnicamente empatado com Boulos (23%) e Nunes (19%), com 21% das intenções de voto, segundo o Datafolha.