Lula quer acordo com União Brasil antes de demitir ministra do Turismo

Atualizado em 13 de junho de 2023 às 18:47
O presidente Lula e a ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Foto: Reprodução

O presidente Lula quer fechar os termos de um acordo com o União Brasil para confirmar a demissão da ministra do Turismo, Daniela Carneiro. Ela teve uma reunião com o petista na manhã desta terça (13), no Palácio do Planalto, e obteve uma sobrevida, mas foi avisada que a sigla pediu sua cadeira. A informação é do Estadão.

O governo quer entender as demandas do União para melhorar a articulação política. Lideranças do partido informaram o presidente que querem também a Embratur (A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), além do Ministério do Turismo.

Daniela mostrou estar chateada com a fritura pública durante a reunião com o petista, mas disse entender a posição do governo diante da ofensiva do partido. Lula elogiou seu trabalho à frente da pasta e disse que a demissão não vai ocorrer por desempenho, mas para conseguir uma melhora na articulação política.

A ministra faz parte do União Brasil, mas solicitou desfiliação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em abril deste ano. Ela deve se juntar ao Republicanos, partido do marido, o prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho, e a sigla agora quer a pasta comandada por ela.

Daniela ainda é aguardada em uma reunião ministerial que ocorre na próxima quinta (15) para apresentar um balanço de sua gestão. O Republicanos, partido para o qual deve migrar, não quer assumir um compromisso com o governo Lula e bancar a ministra na pasta, já que quer manter distância do PT e lançar Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, candidato à Presidência em 2026.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link