Lula quer Ministério do Esporte chefiado por uma mulher; saiba quem é a favorita

Atualizado em 19 de dezembro de 2022 às 14:20
Lula e a ex-voleibolista Ana Moser.
Foto: Ricardo Stucker

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu que o Ministério do Esporte deve ser chefiado por uma mulher. O nome mais cotado até agora é o da ex-jogadora de vôlei Ana Moser.

Outros nomes citados são o da ex-jogadora de vôlei e senadora Leila Barros, do PDT, e da ex-jogadora de basquete Marta, que é filiada ao PT.

As três fazem parte do Grupo de Trabalho do Esporte na equipe de transição de governo. Caso a escolhida seja Leila, o presidente eleito já preenche a cota do PDT. O partido de Ciro Gomes e Carlos Lupi tem a expectativa de ganhar uma pasta em razão do apoio a Lula no segundo turno das eleições contra Jair Bolsonaro (PL).

O prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, que coordenou o GT de Esportes, não deve ser indicado para a pasta porque Lula tem preferência por aumentar a participação feminina no futuro gabinete.

Havia ainda a expectativa de que o Ministério do Esporte fosse ocupado por algum integrante do PCdoB, como ocorreu em gestões petistas anteriores. No entanto, a sigla deve ficar com outra pasta.

O Ministério do Esporte foi uma das pastas que Lula optou por recriar. No governo de Bolsonaro, a estrutura ficava abrigada no Ministério da Cidadania.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link