Lula rebate Bolsonaro sobre Rio Francisco: “PT fez 88% da transposição”

Atualizado em 17 de junho de 2022 às 12:11
Lula vence Bolsonaro no Rio de Janeiro, diz nova pesquisa. Imagem: Reprodução.

O ex-presidente e pré-candidato ao Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), criticou nesta quarta-feira (16) o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentar faturar votos com a transposição do rio São Francisco.

Nordestino, o ex-presidente Lula mantém larga vantagem na preferência do eleitorado na região. De acordo com pesquisa Datafolha, divulgada em maio, Lula tem maior vantagem no Nordeste e entre quem recebe Auxílio Brasil. No quadro geral, Lula pontuou 48% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro 27%.

Em seu discurso, Lula afirmou que a transposição era planejada desde quando Dom Pedro 2º governava o país, no século 19. O petista traçou um paralelo entre essa história e sua trajetória.

“Um Estado não deixava [transpor] porque achava que o rio era seu, o outro não deixava porque achava que o rio era seu”, declarou. “Enquanto isso, eu, Luiz Inácio Lula da Silva, em 1952, saí de pau de arara de Caetés [em Pernambuco] para morar em São Paulo à procura de oportunidade. Exatamente por causa da seca, exatamente por causa da fome”, disse o ex-presidente.

“Nós resolvemos fazer a transposição. E eu tive o prazer de inaugurar a transposição, um canal de 640 quilômetros”, afirmou Lula. “Agora o ‘Bozo’ está dizendo que foi ele quem fez”, criticou o ex-presidente.

Na manhã desta sexta-feira (17), Jair Bolsonaro usou o Twitter para citar obras atrasadas que foram concluídas em seu Governo, a transposição foi uma delas.

Em seguida, o presidente compartilhou um vídeo publicado pelo o ex-ministro do Desenvolvimento Regional do governo do Paraná, Rogério Marinho. Na legenda, o apoiador do presidente diz que a obra foi concluída por Bolsonaro. “Lula, aceita que dói menos. A transposição do rio São Francisco foi idealizada por Dom Pedro 2°, concluída pelo Presidente Jair Bolsonaro e pertence ao povo Brasileiro! Pra quem quer saber a verdade, aí vai um vídeo bem explicativo:

Em resposta ao presidente, Lula também publicou vídeo no Twitter, reforçando que a obra foi realizada nos governos do PT. “O São Francisco é um rio que agora passa na vida de 12 milhões de brasileiros que, pela primeira vez, tiveram água em suas casas. Os governos de Lula e Dilma fizeram 88% das obras, com extensão de 477 quilômetros”. De acordo com o Partido dos Trabalhadores (PT) os governos do partido foram responsáveis por realizar 88% da transposição e Bolsonaro completou apenas os 2,5% finais.

Confira a publicação abaixo:

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link