
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberá neste sábado (16), no Rio de Janeiro, a Declaração Final da Cúpula Social, um documento com propostas da sociedade civil para políticas globais de economia e desenvolvimento.
O material é fruto das discussões realizadas pelos 13 grupos de engajamento do G20 Social, evento paralelo à cúpula oficial dos líderes mundiais, que ocorrerá na segunda (18) e terça-feira (19). A entrega será feita no encerramento do evento.
Com foco em temas como sustentabilidade, inclusão e desenvolvimento social, o G20 Social ocorre simultaneamente à Cúpula do G20, que reúne líderes das 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia e União Africana.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/V/3/WDQ7wnSZyY4umsKtif2A/g20-social.jpeg)
A cerimônia de encerramento, no Armazém 3, começará às 9h e contará com o ministro Márcio Macêdo, o presidente do CESE, Oliver Röpke, e Mazé Morais, representante da sociedade civil brasileira.
No final da tarde, o chefe do Executivo prestigiará o “Aliança Global Festival”, promovido pela primeira-dama Janja da Silva e apelidado de “Janjapalooza”. A programação inclui shows de artistas como Ney Matogrosso, Alceu Valença, Maria Gadú e outros.
Já no domingo (17), Lula participará de reuniões bilaterais e da Plenária dos Prefeitos do Urban 20 (U20), que reúne representantes de mais de 100 cidades no Armazém da Utopia. O U20 debaterá inclusão social, transição energética e mudanças climáticas, conectando a perspectiva dos governos locais às prioridades globais do G20.