Lula recusa convite de Putin para ir à Rússia

Atualizado em 26 de maio de 2023 às 12:09
Putin e Lula – Foto: Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para dizer que recusou o convite de Vladimir Putin para ir à Rússia participar do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo.

Por meio de um post feito no Twitter, o petista agradeceu o convite do líder russo e disse que não poderia ir ao país “nesse momento”. O chefe do Executivo ainda disse ter reiterado a disposição do Brasil de mediar, junto com China, Índia e Indonésia, conversas “em busca da paz” na Ucrânia.

“Conversei agora por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Agradeci a um convite para ir ao Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, e respondi que não posso ir a Rússia nesse momento, mas reiterei a disposição do Brasil, junto com a Índia, Indonésia e China, de conversar com ambos os lados do conflito em busca da paz”, escreveu Lula

Abaixo, o registro do momento em que o líder russo contactou o presidente brasileiro:

Vale destacar que o petista falou com Putin por telefone menos de uma semana após sua visita ao Japão para participar como convidado da reunião do G7. Na ocasião, ele condenou a violação da integridade territorial da Ucrânia, mas afirmou que ambos os países não estavam dispostos a falar de paz naquele momento.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link