Lula reitera denúncia contra o governo de Israel: “Não é guerra, é genocídio”

Atualizado em 23 de fevereiro de 2024 às 20:49
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa durante evento da Petrobras. Foto: Domingos Peixoto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou nesta sexta-feira (23) do lançamento da “Seleção Petrobras Cultural – Novos Eixos”, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Durante o evento, o petista voltou a dizer que a ação de Israel na Faixa de Gaza é um genocídio.

“Da mesma forma que eu disse quando estava preso que não aceitava acordo para sair da cadeia porque eu não trocava a minha dignidade pela minha liberdade, quero dizer para vocês: eu não troco minha dignidade pela falsidade”, disse o presidente.

“E quero dizer para vocês que eu sou favorável à criação do Estado palestino livre e soberano”, disse Lula. “Que possa, esse Estado palestino, viver em harmonia com Israel. E quero dizer mais: o que o governo de Israel está fazendo contra o povo palestino não é guerra, é genocídio, porque está matando mulheres e crianças”.

Lula disse ainda para ninguém tentar interpretar a entrevista que ele deu no último domingo (18) em Addis Ababa, na Etiópia. Na ocasião, o petista comparou os ataques israelenses em Gaza com o extermínio de judeus na Segunda Guerra Mundial.

“Não tentem interpretar a entrevista que eu dei a Etiópia. Leia a entrevista ao invés de ficar julgando pelo que disse o primeiro-ministro de Israel. O que está acontecendo em Israel é genocídio. E não está morrendo soldado, estão morrendo mulheres e crianças dentro do hospital. Se isso não é genocídio, eu não sei o que é genocídio”, declarou.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link