Lula reúne ministros nesta segunda-feira para reverter queda na aprovação

Atualizado em 18 de março de 2024 às 10:15
O presidente Lula em reuniao ministerial no ano passado — Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

Nesta segunda-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião ministerial ampla com 38 membros de seu governo no Palácio do Planalto, marcando o primeiro encontro desse tipo em 2024.

A reunião ocorre em meio à divulgação de pesquisas que apontam uma queda na aprovação do petista. De acordo com o blog do Valdo Cruz, do G1, o objetivo do encontro é discutir estratégias para reverter essa desaprovação.

Um levantamento da Quaest revelou que 34% dos entrevistados avaliaram negativamente o governo de Lula, um aumento em relação aos 29% registrados em dezembro. Enquanto isso, a avaliação positiva oscilou dentro da margem de erro, saindo de 36% para 35%.

Outra pesquisa, divulgada pelo Ipec, também mostrou uma queda na análise positiva do presidente, caindo de 38% em dezembro para 33% em março, ultrapassando a margem de erro de 2 pontos percentuais.

Segundo assessores, a falta de acenos aos eleitores de centro e conservadores tem contribuído para essa queda, com declarações sobre questões como a guerra em Gaza e eleições venezuelanas sendo destacadas como fatores.

Lula pede que obras avancem sem “repetir possíveis equívocos” | Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: reprorudção

Durante o encontro, o chefe do Executivo buscará instar seus ministros a apresentarem resultados e propostas para futuras agendas, incluindo a possibilidade de criar uma força-tarefa para lidar com a epidemia de dengue.

Espera-se que ministros como Ricardo Lewandowski, da Justiça e Segurança Pública, e Nísia Trindade, da Saúde, apresentem medidas específicas para desafios como a recaptura de fugitivos do presídio de Mossoró e o combate à epidemia de dengue.

O mandatário enfatizará ainda a importância de uma abordagem proativa, encorajando os ministros a viajarem pelo país e concederem entrevistas para destacar as realizações do governo, conforme informações do Valor Econômico.

Lula também buscará orientar os ministros sobre como agir nas eleições municipais, visando evitar conflitos entre aliados políticos que possam comprometer a governabilidade nacional.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link