Lula revela pedido de socorro de Almir Sater para o Pantanal: “Situação muito feia”

Atualizado em 30 de julho de 2024 às 22:10
Lula revela ter falado com o cantor Almir Sater sobre os incêndios no Pantanal. Fotomontagem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou que foi contatado pelo cantor e compositor Almir Sater para pedir ajuda no combate aos incêndios florestais na região do Pantanal. O mandatário fez essa declaração em entrevista à TV Centro América, afiliada da Globo em Mato Grosso, que foi ao ar nesta terça-feira (30/7).

“Ontem, conversei com o nosso cantor Almir Sater sobre a questão do fogo, pois parece que a fazenda dele é próxima daqui. Ele disse que a situação estava muito feia, um caos. Ele pediu ajuda, e eu expliquei todas as ações que estamos realizando, com quase 800 pessoas trabalhando na região”, afirmou Lula.

O Pantanal registrou em junho 2.639 focos de calor, um aumento de 3.327% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os focos de queimadas são identificados por satélites, mas não é possível avaliar a área afetada.

Queimadas no Pantanal. Foto: Lalo de Almeida

“A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, destacou que quando eu voltar, sancionarei uma lei para discutir a questão do fogo. Essa lei estava no Congresso Nacional desde o governo da Dilma Rousseff e ficou engavetada por muito tempo. Agora, com nossa volta, conseguimos aprovar essa lei, que sancionarei para permitir uma melhor gestão ambiental”, ressaltou Lula.

O Pantanal cobre áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Para acompanhar de perto a situação, o presidente Lula viajará para Corumbá (MS) para sancionar a lei que estabelece a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link